Por que as eleições nos EUA são às terças-feiras e como isso pode beneficiar os republicanos
- Redação
- 5 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Nos Estados Unidos, as eleições federais são sempre realizadas na primeira terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro, uma tradição que remonta ao século XIX. A origem dessa escolha está relacionada às condições da época, quando a maioria da população era rural e viajava de carruagem para os centros de votação. O domingo, reservado para a religião, e a segunda-feira, necessária para os deslocamentos, inviabilizavam essas opções. Ao longo dos anos, essa data permaneceu, mesmo que a sociedade americana tenha se tornado mais urbana e a tecnologia tenha facilitado a mobilidade. Embora a ideia de transferir as eleições para o fim de semana tenha sido discutida, ela nunca avançou no Congresso, sendo considerada um passo importante para aumentar a participação eleitoral.

Entre os defensores da mudança, está o ex-deputado Steve Israel, que acredita que realizar as eleições no fim de semana incentivaria maior engajamento popular. Estima-se que até 25% dos eleitores não votam por não conseguirem tirar folga do trabalho ou por dificuldades logísticas. A mudança para o fim de semana, segundo Israel, poderia beneficiar a participação de grupos sociais com menos acesso à infraestrutura necessária para votar em dias úteis, como trabalhadores de turnos e pessoas de baixa renda. No entanto, o Congresso tem resistido a essas reformas, algo que é interpretado por muitos como uma tentativa de manter as eleições em uma data que favorece o Partido Republicano.
A crítica central, expressa por figuras como o comediante Chris Rock e outros analistas, é de que as regras atuais das eleições nos EUA são estruturadas para reduzir a participação da população, o que poderia beneficiar partidos como o Republicano. Com o sistema atual, em que a votação em dia útil é mais difícil para algumas camadas da população, a tendência é que os eleitores com maior flexibilidade de horário — normalmente mais abastados e com inclinação conservadora — tenham mais facilidade para votar. A falta de apoio para mudanças como o voto no fim de semana, portanto, está diretamente ligada à preservação do status quo eleitoral, que muitos acreditam favorecer o partido em questão.
Kommentare