Alerta Vermelho: ciclone se aproxima do Sul do Brasil, Inmet emite alerta de perigo
- Redação
- 24 de out. de 2024
- 1 min de leitura
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de Perigo e Grande Perigo para tempestades em todos os estados do Sul, válidos até sexta-feira (25).
Com o avanço do ciclone em direção ao alto-mar, uma frente fria deve se intensificar, trazendo tempestades mais severas para a região.
O Inmet classifica os avisos em três níveis: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho).
A região Sul está sob três alertas de tempestades:
Grande Perigo: Quase todo o Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina. Válido até 17h desta quinta-feira (24).
Perigo: Nordeste do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e Paraná, com extensão até São Paulo e Mato Grosso do Sul. Válido até 12h de sexta-feira (25).
Perigo: Quase todo o Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. Válido até 23h desta quinta-feira (24).
No alerta vermelho, a previsão é de chuvas superiores a 100 mm por dia, queda de granizo e ventos com mais de 100 km/h. O risco inclui danos significativos, como destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos, destruição de plantações e cortes de energia elétrica, afetando 594 municípios.
Nos alertas laranjas, os temporais podem gerar chuvas de até 100 mm por dia, com ventos de até 100 km/h, aumentando o risco de enchentes, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
A Climatempo também emitiu um alerta de perigo para o ciclone extratropical no Sul, que trará uma nova frente fria, derrubando as temperaturas na região. Há ainda risco de tornados e microexplosões em áreas isoladas, devido à intensidade dos temporais.
Comments