Header Ads

Últimas Notícias
recent

Como monitorar o trabalho dos vereadores em sua cidade?


A Câmara dos Vereadores tem a obrigação de elaborar leis que melhorem a qualidade de vida em seu município, como as que envolvam novas formas de coleta do lixo, imposições para elevar a qualidade dos serviços prestados por concessionárias de água e esgoto, regras gerais de zoneamento e ocupação do espaço público, soluções para ampliação das vagas em creches, mobilidade social, entre outras iniciativas que caberão aos vereadores eleitos para os 4 anos.

Todavia, com raras exceções, a atuação destes agentes públicos costuma ser insignificante ás cidades e um dos responsáveis é....você! isso porque, diferentemente de muitos países, no Brasil não existe a cultura de acompanhamento do trabalho do Poder Legislativo. Na verdade, a maioria dos eleitores sequer se lembra do nome do vereador em quem votou na eleição passada. Livres de fiscalização, esses políticos se sentem á vontade para agir em benefício próprio ou pura e simplesmente nem comparecer as sessões.

Se você quer fazer valer seu voto e impedir que vereadores corruptos continuem perpetuando-se no poder ás custas da sua boa-fé, descubra aqui 9 ações imprescindíveis para monitorar as ações de seus representantes.

Acompanhe as atividades legislativas no site da Câmara Municipal de Sua cidade.

Verifique a frequência dos vereadores na Câmara Municipal.

Presenciar audiências públicas e sessões.

Observar a quantidade de projetos apresentados por cada um deles.

Siga os novos vereadores nas redes sociais.

Formalize pedido ao presidente da CM para que o colegiado adote apps de acompanhamento via celular.

Solicite as contas de sua Câmara Municipal junto ao Tribunal de Contas.

Olho Vivo no Dinheiro Público.

Participe ou crie movimentos sociais de fiscalização a vereadores.

E você, tem acompanhado as movimentações dos vereadores em sua cidade? Se a resposta foi negativa, esperamos que as dicas o tenham auxiliado a ficar mas atento ao que seu vereador já vem fazendo ou pretende fazer nos 4 anos. Ah, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais! Boa sorte e olhos abertos!

Repórter Eli Cavalcante















Tecnologia do Blogger.